Taj Mahal e sua bela história de amor

Taj Mahal e sua bela história de amor


 

Você já ouviu falar do Taj Mahal? Essa icônica construção, em estilo islâmico localizado na Índia.

Nesta publicação vamos falar sobre o Taj Mahal e a bela história de amor, que está por atrás desta linha e exuberante construção, considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

 

O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, na Índia, sendo o mais conhecido dos monumentos indianos.

O que é o Taj Mahal?

O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, na Índia, sendo o mais conhecido dos monumentos indianos. A obra foi feita entre 1632 e 1653 com a força de cerca de 20 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente para trabalhar no suntuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan, mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ou A joia do palácio em Mogol.

Sua amada, morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna. O Taj Mahal é portanto, o grande mausoléu de Mumtaz Mahal que posteriormente receberia também o corpo de Shah Jahan, para que ambos pudessem, assim descansar em paz juntos para a eternidade.

 

Shah Jahan e sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ou A joia do palácio.

O Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo.

O imperador Shah Jahan foi um prolífero mecenas, com recursos praticamente ilimitados. Sob a sua tutela construíram-se, os palácios e jardins de Shalimar em Lahore, também em honra da sua esposa Muntaz Mahal. Além de outras grandes obras realizadas na época.

Em suas paredes, o Taj Mahal, contém diversas inscrições retiradas do Alcorão. Sendo incrustado com diversas pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli. Já a sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.

Pouco tempo após, do término da obra em 1657, Shah Jahan adoeceu gravemente, e o seu filho Aurangzeb, declarou-se imperador em Bengala, .
Aurangzeb permitiu, seu pai, continuar a viver exilado no forte de Agra.

Segundo a lenda, Shah Jahan , passou o resto dos seus dias observando pela janela o Taj Mahal e, depois da sua morte em 1666, Aurangzeb, sepultou-o no mausoléu, ao lado da Mahal, seu esposa, gerando a única ruptura da perfeita simetria do conjunto do Taj Mahal.

 

Taj Mahal visto da margem oposta do rio Yamuna

O Taj Mahal Negro

Uma outra lenda, sugere, que se previu a construção de outro mausoléu, idêntico na margem oposta do rio Yamuna, substituindo o mármore branco por negro. A lenda sugere que Shah Jahan foi destronado por seu filho Aurangzeb antes de que a versão negra fosse edificada, e que os restos de mármore negro que são encontrados no rio são as bases inacabadas do segundo mausoléu.

Estudos recentes desmentem parcialmente esta hipótese e projetam novas luzes sobre o desenho do Taj Mahal. Todos os restantes grandes túmulos mogóis situavam-se em jardins formando uma cruz, com o mausoléu no centro.

O Taj Mahal, pelo contrário, está disposto em forma de um grande “T” com o mausoléu num extremo. O rastro das ruínas na margem oposta do rio estende o desenho até formar um esquema de cruz, em que o próprio rio se converteria em canal central de um grande chahar bagh.

A cor negra parece ser produto da ação do tempo sobre o mármore brancos originalmente abandonados no local. Os arqueólogos chamaram a este segundo e nunca construído Taj como “Mahtab Bagh”, ou seja, “Jardim da Luz da Lua”.

Alex Sandro

Alex Sandro

Publicitário formado pela FURB, autor de Mega Interessante. blogueiro desde os 13 anos. Amante do cinema, geek e rock n' roll.

Comentários

Post Anterior Antártida: O Continente Gelado
Próximo Post As maiores cidades da França