Pompeia a cidade romana destruída pelo vulcão Vesúvio

Pompeia a cidade romana destruída pelo vulcão Vesúvio


Pompeia ou Pompei, na língua nativa, é uma cidade italiana localizada a cerca de 250 km de Roma ou 24 km de Nápoles. Essa antiga cidade romana foi atingida pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C e hoje é um sítio arqueológico reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

 

Pompeia, a cidade romana destruída pelo vulcão Vesúvio

 

Conhecer Pompeia é uma oportunidade única, que embora revele a tristeza e destruição de uma cidade inteira, permite entender melhor como funcionava uma autêntica cidade romana e perceber detalhes do cotidiano de seus moradores.

 

Vulcão Vesúvio em erupção

 

O lugar tem ruínas muito bem conservadas e é de uma riqueza histórica e cultural inestimável. Cidades vizinhas como Herculano e Stabia, também destruídas pelo Vesúvio, são outras opções de passeios próximas para quem deseja realizar o circuito arqueológico vesuviano, que contempla a visita a outros sítios arqueológicos da região.

 

Ruínas de Pompeia

Pompeia: entendendo a cidade

Com uma área de cerca de 66 hectares (50 hectares escavados), Pompeia é um exemplo singular de cidade romana, que reúne afrescos, mosaicos, edifícios de uso público e casas privadas de famílias que viviam na cidade séculos atrás. As cinzas e fragmentos de lava do vulcão tomaram completamente a região, escondendo-a por muitos anos.

Pompeia foi redescoberta apenas no século XVI, mas sem que houvesse muito empenho em conhecê-la ou explorá-la. A cidade foi realmente escavada apenas em 1748, mais de 1600 anos depois da erupção do vulcão que a destruiu. O enorme acúmulo de cinzas e detritos vulcânicos que deu fim a Pompeia e a escondeu durante tantos anos é também o responsável por ter preservado tão bem toda a estrutura e construção dessa cidade romana.

 

Afrescos em parede, nas ruínas de Pompeia

 

O sítio arqueológico é enorme e está dividido em 9 áreas, mas nem todas estão abertas ao público porque algumas permanecem sendo escavadas e ainda estão tomadas por cinzas. A visita é realmente um momento espetacular para quem aprecia história, é como um mergulho ao passado.

Conhecendo Pompeia você tem a oportunidade de perceber inúmeros detalhes do cotidiano de uma cidade romana, entre eles caminhar pelas antigas ruas da cidade, perceber o desgaste provocado pelas charretes nas pedras que calçam as ruas, entrar em residências da época, visitar termas, admirar antigos afrescos (técnica de pintura em paredes) e mosaicos que adornavam as residências, visitar o anfiteatro e também a foro romano, cercado por santuários, templos e pórticos.

 

Corpo de vítima de Pompeia

 

Outra peculiaridade um tanto conhecida de Pompeia são os “calchi” (calco, no singular italiano), que são uma espécie de gesso, que permite recuperar e ver a forma de animais ou pessoas no momento em que foram atingidos pelos efeitos do Vesúvio. Esses calchi ou “moldes” mostram as pessoas no momento em que foram mortas pelo vulcão são uma parte um tanto chocante do passeio.

As pessoas que não deixaram Pompeia na primeira fase de erupção do Vesúvio acabaram presas com o material expelido pelo vulcão e pouco depois houve um onda piroclástica, que explicada de maneira muito simples e leiga é uma onda de gás muito quente e rápida, com pedras e cinzas expelida na erupção, que com sua alta temperatura causa efeitos devastadores no corpo humano.

Localização

 

Referências

Enciclopédia Britannica Pompeia (Inglês)

 

Alex Sandro

Alex Sandro

Publicitário formado pela FURB, autor de Mega Interessante. blogueiro desde os 13 anos. Amante do cinema, geek e rock n' roll.

Comentários

Post Anterior Stonehenge o monumento pré-histórico mais misterioso do mundo
Próximo Post As 7 maravilhas do mundo moderno