Ilha de Lesbos na Grécia, o local onde surgiu o termo lesbianismo

Ilha de Lesbos na Grécia, o local onde surgiu o termo lesbianismo


A Ilha de Lesbos é uma ilha grega, muito ligada à sua história e com costumes únicos. Além disso, o local possui forte influência em nosso mundo, mesmo que muitos de nós não saibamos. Dito isso, a seguir, confira a história e as principais curiosidades sobre a Ilha de Lesbos.

História

Segundo a mitologia grega clássica, a ilha foi primeiro habitada por Xanto, filho de Triopas, rei dos pelasgos de Argos; Xanto havia conquistado uma parta da Lícia, e dividiu Lesbos entre seu povo.

Sete gerações depois, após o dilúvio de Deucalião haver feito boa parte da humanidade perecer, a ilha encontrava-se de novo desabitada.  Macareu, um nativo de Olenus e filho de Crinacus, filho de Zeus, tomou posse da ilha com seu povo, em maior parte formada de jônios.

Em seguida chegou Lesbos, filho de Lápites, filho de Éolo, filho de Hipotes, que se casou com Metímna, filha de Macareu, e mudou o nome da ilha para Lesbos.

 

O local deu origem ao termo lésbica

É por causa dela que usamos a expressão lésbica, que originalmente refere-se a “alguém de Lesbos”.
Situada próximo ao Mar Egeu, na Grécia, a Ilha de Lesbos é a terceira maior ilha grega e a sétima maior de todo o Mediterrâneo.

A palavra “lésbica” vem do latim “lesbius” e originalmente referia-se somente aos habitantes da ilha de Lesbos, na Grécia. A ilha foi um importante centro cultural onde viveu a poetisa Safo, entre os séculos VI e VII a.C., muito admirada por seus poemas sobre amor e beleza, em sua maioria dirigidos às mulheres. Por esta razão, o relacionamento sexual entre mulheres passou a ser conhecido como lesbianidade ou safismo.

Até o século XIX, a palavra lésbica não tinha o significado que hoje lhe é dado, o termo mais utilizado até então era “tríbade”. Muitos termos foram usados para descrever o amor entre mulheres nos últimos dois séculos, entre os quais: amor lesbicus, urningismo, safismo, tribadismo, e outros.

No poema Sapphic, de Algernon Charles Swinburne, de 1866, o termo “lésbica” aparece duas vezes mas em ambas como habitantes da ilha de Lesbos.

 

Ilha da poeta Safo

Safo viveu no século 6 a.C, na ilha grega de Lesbos, é uma das poucas poetas citadas até hoje, conhecida por escrever sobre o desejo por mulheres e homens, também popularizou a ideia do sofrimento, amor romântico e erotismo. Ela revolucionou a visão grega do comportamento feminino, dando origem aos termos lesbianismo e safismo.

Safo é considerada um ícone do relacionamento homossexual feminino, mas a poeta escreveu tanto sobre seu desejo por mulheres quanto por homens.

As expressões do desejo homoerótico na Grécia Antiga não significavam que as pessoas eram identificadas com uma orientação sexual em particular, por isso é pouco provável que ela fosse chamada de homossexual.

Localização

Artigos Relacionados

 

Alex Sandro

Alex Sandro

Publicitário formado pela FURB, autor de Mega Interessante. blogueiro desde os 13 anos. Amante do cinema, geek e rock n' roll.

Comentários

Post Anterior Ilhas Gregas: As mais belas ilhas da Grécia
Próximo Post Mar Morto de Israel: O ponto mais baixo do planeta terra