As maiores cidades da Alemanha

As maiores cidades da Alemanha


A Alemanha é um país da Europa Central, sendo o mais populoso da União Europeia e o terceiro mais populoso da Europa com uma população de 83 milhões de pessoas.

Com uma área de 357.022 km², é o sétimo país mais extenso da Europa e faz fronteira com a Dinamarca a norte, a Polônia e a República Tcheca a leste, a Áustria e a Suíça a sul, e a França, Luxemburgo, Bélgica e os Países Baixos a oeste.

A Alemanha é um país desenvolvido com uma economia forte, sendo um dos maiores exportadores do mundo, e sua economia é baseada nos setores industrial, automobilístico, químico e de serviços.

 

Já as cidades mais populosas da Alemanha são:

 

10. Essen - Com uma população estimada de 579 mil habitantes

10. Essen – Com uma população estimada de 579 mil habitantes.

Essen é uma cidade da Alemanha, capital do estado da Renânia do Norte-Vestefália. Está localizada no vale do rio Ruhr, a cerca de 50 quilômetros a leste de Düsseldorf e a cerca de 40 quilômetros a oeste de Dortmund.

A cidade foi fundada no século VIII e tem uma longa história industrial. Foi um importante centro de mineração de carvão e siderurgia durante o século XIX e início do século XX. No entanto, a indústria da cidade declinou na segunda metade do século XX e Essen passou por um processo de reestruturação urbana.

 

9. Dortmund - Com uma população estimada de 586 mil habitantes

9. Dortmund – Com uma população estimada de 586 mil habitantes.

Dortmund é uma cidade da Alemanha localizada no estado da Renânia do Norte-Vestefália. Dortmund é uma das maiores cidades do Vale do Ruhr fazendo parte da Megalópole renana. A cidade apareceu documentada com a designação de Throtmanni a partir dos anos de 880 a 885 d.C. Foi uma das cidades não portuárias mais importantes da Liga Hanseática.

 

8. Leipzig - Com uma população estimada de 601 mil habitantes

8. Leipzig – Com uma população estimada de 601 mil habitantes.

Leipzig é uma cidade independente, localizada no estado da Saxónia na Alemanha, sede da região administrativa homónima. Localiza-se no leste do país, sendo a maior cidade da Saxónia. É parte do Triângulo saxão, a região metropolitana que também inclui Halle e Dresden.

A cidade foi fundada no século XII e rapidamente se desenvolveu, tornando-se um importante centro de comércio, dada a sua localização na intersecção de rotas importantes (Via Regia e Via Imperii).

Em 1409, a cidade começou a destacar-se no aspecto cultural, pela fundação da Universidade de Leipzig, conhecida como Universidade Karl Marx, entre 1953 até a reunificação alemã.

 

7. Düsseldorf - Com uma população estimada de 619 mil habitantes

7. Düsseldorf – Com uma população estimada de 619 mil habitantes.

Düsseldorf é a capital da Renânia do Norte-Vestefália, sendo uma cidade independente e um importante centro econômico e cultural, fazendo parte da Megalópole renana. A cidade é, depois de Frankfurt, o segundo maior centro financeiro da Alemanha.

 

6. Stuttgart - Com uma população estimada de 626 mil habitantes

6. Stuttgart – Com uma população estimada de 626 mil habitantes.

Stuttgart é a capital e a maior cidade do estado de Baden-Württemberg, situando-se às margens do rio Neckar. É uma cidade independente e localiza-se no centro de uma área densamente povoada, cercada por um anel de cidades menores. Esta área chamada de Região de Stuttgart tem uma população de 2,7 milhões de habitantes.

A cidade fica espalhada através de uma variedade de colinas (muitas delas vinhedos), vales e parques, sendo conhecida como um polo industrial, o “berço do automóvel”, onde estão sediadas as indústrias automobilísticas da Mercedes-Benz e Porsche, assim como outra empresa do ramo, a Bosch.

 

5. Frankfurt - Com uma população estimada de 759 mil habitantes

5. Frankfurt – Com uma população estimada de 759 mil habitantes.

Frankfurt am Main ou mais conhecida simplesmente como Frankfurt é a maior cidade do estado alemão de Hesse. Já a região metropolitana Frankfurt/Reno-Meno que tem uma população de 5,6 milhões de habitantes e é a segunda maior região metropolitana da Alemanha.

A cidade se destaca como o centro financeiro e de transportes da Alemanha e o maior centro financeiro da Europa continental. Em Frankfurt estão localizadas sedes de importantes instituições como a do Banco Central Europeu, do Banco Federal Alemão e da Bolsa de Valores de Frankfurt, bem como vários grandes bancos comerciais, como por exemplo o Deutsche Bank, o Commerzbank e o DZ Bank. Nos transportes a cidade se destaca com o Aeroporto de Frankfurt, um dos mais movimentados de todo o mundo.

 

4. Colônia - Com uma população estimada de 1 milhão de habitantes

4. Colônia – Com uma população estimada de 1 milhão de habitantes.

Colônia ou Köln é a maior cidade do estado da Renânia do Norte-Vestefália estando localizada na região metropolitana do Reno-Ruhr, que é a maior metrópole alemã e umas das principais da Europa.

A cidade está localizada em ambos os lados do rio Reno, perto das fronteiras da Alemanha com a Bélgica e os Países Baixos. A famosa Catedral de Colônia (Kölner Dom) é a sede do arcebispo católico. A Universidade de Colônia (Universität zu Köln) é uma das universidades mais antigas e maiores da Europa. Sendo um importante centro cultural.

 

3. Munique – Com uma população estimada de 1.4 milhão de habitantes.

Munique ou München é a capital do estado da Baviera e sua região metropolitana, engloba diversas cidades vizinhas e abriga mais de 2,6 milhões de pessoas. É a cidade mais populosa da Baviera e do sul da Alemanha.

A Munique moderna é um importante e desenvolvido centro financeiro, urbano, logístico, cultural e político da Alemanha. É sede de diversas empresas de renome mundial, incluindo a montadora BMW.

 

2. Hamburgo - Com uma população estimada de 1.8 milhão de habitantes

2. Hamburgo – Com uma população estimada de 1.8 milhão de habitantes.

Hamburgo, oficialmente Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo ou apenas Hamburg é a segunda maior cidade da Alemanha, com uma população de aproximadamente 1,8 milhão de pessoas.

O nome oficial reflete a história de Hamburgo como membro da Liga Hanseática medieval, uma Cidade Imperial Livre do Sacro Império Romano Germânico, uma cidade-Estado que se tornou um dos 16 estados alemães. Antes da Unificação da Alemanha de 1871, a cidade era um Estado totalmente soberano.

Já o Porto de Hamburgo é o terceiro maior da Europa e um dos mais importantes do mundo.

 

1. Berlim - Com uma população estimada de 3.6 milhões de habitantes

1. Berlim – Com uma população estimada de 3.6 milhões de habitantes.

Berlim é a capital e um dos dezesseis estados da Alemanha. A cidade é a mais populosa da Alemanha, situada no nordeste do país. Já a área metropolitana de Berlim-Brandemburgo, inclui mais 5 milhões de pessoas de mais de 190 nações.

Documentada pela primeira vez no século XIII, Berlim foi sucessivamente a capital do Reino da Prússia (1701-1918), do Império Alemão (1871-1918), da República de Weimar (1919-1933) e do Terceiro Reich (1933-1945).Após a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi dividida em Berlim Oriental se tornando a capital da Alemanha Oriental, enquanto Berlim Ocidental se tornou um exclave da Alemanha Ocidental, cercada pelo muro de Berlim, entre os anos de 1961-1989.

Após a reunificação alemã em 1990, a cidade recuperou o seu estatuto como a capital da República Federal da Alemanha, sediando 147 embaixadas estrangeiras.

 

Localização das Cidades

 

Referências

Enciclopédia Britannia Alemanha (Inglês)

 

Informações Importantes

Os dados presentes aqui são apenas como referência estimada de suas populações. Utilizamos sempre o Censo Populacional Oficial do País como referência ou dados da ONU, Banco Mundial ou outra organização internacional, quando esses dados não são informados de forma clara pelas instituições oficiais.
Alex Sandro

Alex Sandro

Publicitário formado pela FURB, autor de Mega Interessante. blogueiro desde os 13 anos. Amante do cinema, geek e rock n' roll.

Comentários

Post Anterior Triumph Tower, o futuro prédio mais alto do Brasil
Próximo Post Eko Atlantic, a nova cidade que a Nigéria está construindo para o futuro